quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Parabéns amiga!

Hoje é aniversário de uma pessoa muito especial pra mim...uma amiga de tão pouco tempo mas, parece que já a conheço tanto que nem sei.
Sei bem que a vida tem me ensinado que o laço profundo de amizade cria um vínculo tão afetuoso com aqueles que escolhemos para fazer parte da nossa “nova” família que não temos como explicar.
Outro dia li uma frase do livro "O Pequeno Príncipe": “És responsável por aquele que cativas”.
E...sem dúvidas, existe mesmo uma linha tênue unindo às vidas que escolhemos para nos acompanhar em nossa travessia pela terra. E às vezes, existem amigos “mais chegados” que um irmão.
E de fato amiguinha, com você aprendi muita coisa, sim...muita coisa boa e ruim também, rsrs. É verdade, não somos supremos, todos, sem exceção, temos um lado bom e outro ruim...ou não tão bom assim, eu diria!
Devo confessar que quando te conheci, era de um “jeito”, me escondia de muita coisa, tinha um certo medo, uma opinião formada sobre “certas coisas” sem ao menos saber o que era real e...você me fez ver o outro lado da moeda, outro pensamento, outra forma de ver e encarar a vida, enfim!
Tive experiências boas, outras nem tanto...rsrs. Lembro dos primeiros porres, das vezes em que batia de frente com a mãe
(gritando por liberdade em meio aos meus 23 anos, rsrs),
das nossas conversas e bagunças, das discordâncias em certos pontos..no início pensei que fossemos bem parecidas, mas, a convivência nos mostrou algumas coisas infinitamente diferentes. Aprendi a admirar-te em certos pontos e simplesmente, a rejeitar-te em outros..normal!
Afff...são tantas emoções!rs.
Então flor, desejo-te tudo de bom, que você consiga atingir os teus objetivos e que Deus ilumine os teus caminhos sempre.

Amo-te de monte!

Beijão.

Já dizia Chaplin...
"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso".

P.S.: Preferi escrever tudo isso porque você sabe que se fosse pra falar não iria muito longe! rs.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pra declarar minha saudade...

Fiz uma canção
pra declarar minha saudade
do tempo em que a alegria dominou meu coração

Eu era bem feliz
mas desabou a tempestade
levando um lindo sonho pelas águas da desilusão

Eu fiz uma canção
pra declarar minha saudade
usei sinceridade que me dá certeza que você
quando ouvir o meu cantar vai se lembrar que deixou
do lado esquerdo do meu peito essa dor
que tá difícil de curar

Tenho certeza que você de onde ouvir
meu soluçar em forma de uma canção
vai se lembrar que o nosso amor é tão bom
e que pra sempre vai durar



Musicando...MARIA RITA!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vida cheia de gente...

Dia desses ouvi uma reportagem que informava que morre uma pessoa a cada um minuto e meio...caramba! explanei.
Definitivamente não consigo assimilar isso...é meio inimaginável pra mim. Mais infelizmente é o que acontece.
E eu me pergunto..O que seria do mundo sem tanta gente?
Teríamos menos problemas? Talvez. Seria um mundo menos evoluído? Acho que não, a capacidade do ser humano é infinitamente absurda.
Mas, pra falar a verdade...eu gosto mesmo é de gente. (Tudo bem que muitas vezes, necessito ficar só, mas, isso até o mais tagarela precisa, rs)
Na verdade, gosto de gente que sorri um sorriso sincero e que me faz sorrir também. Gente que diz “obrigado” e “por favor”...palavras essenciais nos dias de sempre.
Gente que me faz refletir e que seja pouco convencional, tipo, mente aberta pra vida. Não gosto de quem me faz entender, gosto é de quem me faz esquecer porque quase sempre eu lembro de tudo.
Às vezes sou uma caixinha de surpresas. Se me vires andando pela rua, por favor, não dê nada por mim, mas, não reclame se eu te surpreender porque eu gosto do inesperado e do inexplicável. Por isso, gosto de poesias e de palavras que ninguém entende...costumo escrevê-las sabendo que apenas eu sentirei o que elas dizem.
Gente é um “bicho” inexplicável mesmo, com gostos particulares em cada lugar desse mundo afora. E tem de todo o tipo..brancos, loiros, morenos, ruivos, altos, baixos...e por aí vai.
Mais o que mais gosto em gente, é aquele que faz do seu instante, algo inconstante e particular porque essa vida só tem graça se tivermos gente ao nosso redor.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Versos Mudos

Eu, definitivamente, não gosto da cantora Marjorie Estiano...não gosto do timbre de voz dela e nem da pessoa como atriz...ao meu ver...falta alguma coisa...massss...hoje em uma das arrumações domésticas de fim de semana, ouvi uma música dela (por livre e espontânea pressão de uma vizinha no auge de sua aborrecência, rs) apenas tentando me concentrar na letra e na melodia e gostei muito porque reflete algumas coisas que estão acontecendo comigo e o que espero daqui pra frente. Segue abaixo...

Sei que já tentei de tudo
Sei que já não quero mais lembrar
Só não sei como dizer pra mim

Toda vez eu me pergunto
Quem será que pode completar
Esses versos mudos que escrevi

Pra tentar me convencer
Que eu consigo sem você
Respirar enfim, um momento só pra mim
E deixar, A VIDA ACONTECER

Aos poucos vou reconstruindo
AOS POUCOS TUDO VOLTA PRO LUGAR
Escutando a alma dizer que sim

Nesse mundo desatino
Espero a nova rima me encontrar
Nesses versos mudos que escrevi

Pra tentar me convencer
Que eu consigo sem você
Respirar enfim, um momento só pra mim
E DEIXAR A VIDA ACONTECER

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Como dizia Clarice Lispector...

"... eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade."

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

"... A coisa vivida me espanta assim como me espanta o futuro. Este, como o já passado, é intangível, mera suposição. Estou nesse instante em um vazio branco esperando o próximo instante, cortar o tempo é apenas hipótese de trabalho. Mas o que existe é perecível e isto obriga a contar o tempo imutável e permanente. Nunca começou e nunca vai acabar."

"E umas das coisas que aprendi é que se deve viver "apesar de". Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida."

"Não é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus."

"... A coragem de viver: deixo oculto o que precisa ser oculto e precisa irradiar-se em segredo.Porque não sei qual é o meu segredo. Conta-me o teu, ensina-me sobre o secreto de cada um de nós. Não é segredo difamante. É apenas esse isto: segredo.Penso que agora terei que pedir licença para morrer um pouco. Com licença - sim? Não demoro. Obrigada."

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Acorda Lu!


É isso que estou precisando...de uma “sacudida” na vida...

Ultimamente tenho visto minha vida passar meio que “voando”, num caos absurdo, várias tarefas inacabadas e muito stress.
Por vezes, tenho noites mal dormidas, e por mais que eu durma oito horas por dia (o que é raro), levanto com a sensação de ter acabado de deitar, e enquanto escovo os dentes, relembro os afazeres previstos para o dia...e é tudo muito assim.
Dia desses parei pra pensar que em meio a essa correria toda, nunca mais sonhei, ou melhor, nunca mais lembrei de meus sonhos.
Dizem que sonhamos todos os dias, por vezes, já duvidei disso. Embora, é certo que às vezes queremos até esquecer certos sonhos, esse subconsciente...onde se arquiteta tanta coisa?! Rsrs.
E assim, passam voando os meus dias, semanas e meses...e as tarefas não acabam...costumo brincar que elas são como fuxicos de vila, que não acabam nem fica poucos, rsrs.
Minha mãe disse que parece que estou no estado de constante TPM, só se for de Tempo Pra Mim...
É isso mesmo, um TPM, de TEMPO PRA MIM!
Tempo pra ficar comigo mesma...como faço agora enquanto escrevo.
Deu uma súbita vontade de viajar, conhecer lugares novos, pessoas novas, respirar novos ares...afff...férias vencidas dá nisso viu.
Percebo que a cada ano que passa a vida pede mais de mim, novas experiências, novos rumos e consequentemente novas responsabilidades..e como diz Jorge Vercillo: “Entre decadência e elegância, tento ziguezaguear”.
Hunf...preciso realmente ACORDAR!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Que nem as putas! rs

Texto hilário do grande Érico Veríssimo...que, por sinal, faz muito sentido nos dias de hoje, rsrs.

Você trabalha em horários estranhos.
Que nem as putas!
Te pagam pra fazer o cliente feliz.
Que nem as putas!
Seu trabalho sempre vai além do expediente.
Que nem as putas!
Seus amigos se distanciam de você, e você só anda com outros iguais a você.
Que nem as putas!
Seu chefe tem um lindo carro.
Que nem as putas!
Quando vai ao encontro do cliente, você tem de estar sempre apresentável.
Que nem as putas!
Mas quando você volta, parece saído do inferno.
Que nem as putas!
O cliente quer sempre pagar menos e que você faça maravilhas.
Que nem as putas!
Todo dia, ao acordar, você diz: 'Não vou passar o resto da vida fazendo isso'.
Que nem as putas!
Se as coisas dão errado, é sempre culpa sua.
Que nem as putas!
Você sempre acaba fazendo serviços de graça para o chefe, os amigos e familiares.
Que nem as putas!
Apesar de tudo isso, você trabalha com prazer.
Que nem as putas!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sem mais delongas...

Recebi um e-mail que dizia mais ou menos assim: “Não existe mentira pra quem escreve”.
Parei por um minuto pra pensar nessa afirmação...
E...

Devo concordar, baseando-se tão SOMENTE em minha própria pessoa...eu mesma, não omito nada quando escrevo.
Descrevo a realidade por mais dura que seja. Transporto para o papel minhas dores e os meus anseios. Não tenho a mínima intenção de esconder nada porque me considero uma pessoa à flor da pele.
À flor da pele ao ponto de não conseguir disfarçar o que sinto...se algo ou alguém me emociona, eu choro...se me irrita, automaticamente 'esbravejo' ou ignoro...se estou gostando, sorrio...se não, “franzo” a testa...é..sou simples assim.
E com meus textos funciona do mesmo jeito...o mais natural possível. Embora eu seja uma pessoa inconstante..com eles principalmente, mudo uma coisa aqui, outra ali, até “abandonar” e resolver publicá-los aqui sem mais delongas, rsrs.
Como fiz com esse pequeno texto que escrevi em pleno horário de trabalho..sob o olhar de alguns curiosos que acabaram "tirando" a minha concentração e mandando a inspiração pra beeem longe, hehehe.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ah os relacionamentos!

Por que será que isso tem acontecido? Tornou-se tão freqüente nos dias atuais.
Casais se separam por incompatibilidade de gênios, por não saber falar e principalmente por não saber ouvir um ao outro.
Relacionamento tem muito isso..conversas, trocas de experiências, enfim.
Hoje conversei com uma amiga que está em crise no casamento..e ela disse que quer voltar a ficar sozinha, no sentido de, não se envolver com qualquer pessoa do sexo oposto por um tempo.
Uma decisão um tanto drástica pra terminar uma relação de sete meses em que há muita cumplicidade. Você diz: "é pouco tempo"...ah, não sei, até porque não se deve continuar ou terminar uma relação baseando-se no período de tempo em que estão juntos. Ao meu ver, eles tem muita sintonia, mas, como ela disse: “só sabe quem convive”...afff...fiquei quieta.
Eu ando sem a menor paciência pra namorar alguém. Estou numa fase “tranqüila”, bem comigo mesma.
Não estou sozinha, isso é certo, mas, faz teeeemmmmpo que não conheço alguém interessante, que me faça voltar a sentir as famosas borboletas inquietas no estômago sabe?
Putz....será que sou exigente demais? Ou pior, será que essas pessoas estão extintas? Xiiiiii..vai saber.
Só sei que, agora, não quero um namorado, nada de compromisso sério, ando muito ocupada e essas coisas exigem dedicação. E confesso que, ultimamente, “ter” que dar satisfações não é o meu forte.
Ai ai...bom...só me resta torcer para que dê tudo certo com essa amiga. Ela merece!


“Enquanto a vida vai e vem
Você procura achar alguém
Que um dia posso lhe dizer
Quero ficar só com você...”

♪ Antes das Seis – LEGIÃO URBANA.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tô precisando de...PACIÊNCIA!


Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A VIDA NÃO PÁRA

Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A VIDA É TÃO RARA

Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E A LOUCURA FINGE QUE ISSO TUDO É NORMAL
EU FINJO TER PACIÊNCIA

O mundo vai girando cada vez mais veloz
A GENTE ESPERA DO MUNDO E O MUNDO ESPERA DE NÓS
UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA

Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E QUEM QUER SABER?
A vida é tão rara (Tão rara)

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
EU SEI, A VIDA NÃO PÁRA (a vida não para não)



♪ Paciência - LENINE.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Inspirações nossas de cada dia...


De onde vêm essas inspirações???
Blogs e mais blogs, realmente estamos na era mais blogosferística (se é que existe essa palavra, rsrs) de todos os tempos. São pessoas expondo seus dia-a-dia, seus sentimentos, suas lamúrias e conquistas.
Mas eu pergunto: De onde vêm tanta inspiração? Tanta necessidade de expor seu ‘eu’ e suas percepções da vida?

Eu mesma, já me questionei várias vezes o porquê dessa “necessidade” toda que tenho, desde que me entendo por gente, de escrever ou rascunhar meus anseios, sentimentos, lamentações, enfim.
Hoje, no auge de toda a maturidade que a vida tem me proporcionado, pode-se assim dizer...cheguei a conclusão de que as minhas inspirações são nada mais que sussurros de minha própria alma, de um ser que precisa gritar para dizer a vida: “ei, ainda estou aqui”.
E podem até serem gritos de tristeza, melancolia ou até mesmo de alegria. Afinal isso tudo faz parte da vida não é mesmo?!.
Agora o que não esperava era ter um espaço como esse para compartilhar com pessoas que nem conheço, minhas inspirações em cada letra, cada nota de uma canção...e...digo mais, eles (as pessoas) passaram a ser essência externa aos meus escritos.
É bom saber que existem pessoas que tem as mesmas percepções que eu, trocar idéias, confidências, experiências.
Passei a ser o foco ao invés de ser apenas o fundo, como sempre fui. Nunca gostei de chamar a atenção, de ser o bolo da festa...mas, confesso que ando meio assim, sem medo de me expor, de dizer o que penso, de chegar num local onde todos já estão.
As palavras que escrevo, muitas vezes, surgem no meio da madrugada, entre uma pausa pr’um lanche noturno...sei que elas nem sempre são doces, às vezes, sinto como se desprendessem um gosto amargo e um tanto crítico.
Sinto que aquele é o meu momento, é o tempo que reservo pra mim. Sinto toda a inspiração aflorar em frente à tela de meu computador. Parece mágico a forma como as palavras surgem ali, como se elas se escolhessem entre si...e ao mesmo tempo, aquele tempo que reservo pra mim, torna-me um pouco mais feliz...porque se não o fizer, a correria diária acaba "me roubando" de mim mesma e tudo o que julgo tão importante num determinado momento se torna fardo e angustioso.
Todos temos inspirações, a diferença é que uns conseguem expor, outros não. Costumo brincar que: uns dizem, outros escrevem.
Mas, vou deixar de enrolação...quero saber de você...Qual a sua inspiração??? Por quê? De onde vêm? Em que período ela se faz mais presente? Qual a atenção que você dá a ela??? Vamos lá...tell me!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Várias coisas acontecendo...

Adoro observar as coisas e as pessoas, não sou muito de falar, prefiro observar, só observar e escrever, siiimm, adorooo!
Hoje acordei mais cedo que de costume, mais confesso que isso não é o meu forte, definitivamente não.
Pra mim o dia deveria começar lá pelas quatro da tarde
(que é quando começo a gostar do dia, rsrs) e ir até às três ou quatro da madrugada, issooooo, tomar boa parte da madrugada, ah como eu amo as madrugadas, tenho mil idéias, a maioria dos textos que escrevo surgem assim do nada no meio da madrugada (até rimou,rsrs).
Eu, geralmente, faço o percurso casa-trabalho meio dormindo ainda, apesar de ter o fone explodindo em meus ouvidos porque detesto o jornal via rádio o qual se resume a expor as tragédias ocorridas nas noites e madrugadas.
Costumo observar, em meio a sonolência matutina, a vida acontecendo lá fora...
A tia montando sua barraca de café da manhã em busca de uns trocados pra ajudar no sustento da casa, as pessoas dirigindo-se aos seus trabalhos, umas em seus carros, outros aguardando a condução especial...alguns estudantes sentados aos montes nos pontos de ônibus com a cara sonolenta. Essa é a vida que vai seguindo seu curso.
Como dizia Cazuza: “O tempo não pára”. Mesmo que, muitas vezes, eu peça ou implore pra que ele se alongue um pouco mais só pra eu concluir aquela tarefa que vem se arrastando meses e meses...e que parece não ter mais fim.
Às vezes, me pergunto: O que ando fazendo com meu tempo ou com a minha vida? Ele tá andando, mas, a impressão que tenho que estou na mesma, que nada parece mudar, ou, que estou mais pra caranguejo a andar de lado, tipo a empurrar com a barriga.
Minha mãe diz que tempo é dinheiro...se for mesmo...preciso rever isso o mais breve possível porque desse jeito estou jogando minha fortuna janela abaixo.
Queria ser simples, resolver as coisas da maneira mais simplória possível, mas, não consigo, sou detalhista e ainda por cima perfeccionista, o que por si só, já piora tudo!
Se fizer algo, páro e reviso milhaaaaaaares de vezes
(sem exageros mesmo),
sinto-me obrigada a “abandonar” aquilo ou corro o risco de nunca chegar a conclusão de que está pronto. Parece loucura, mas, até com esses textos sou assim, dificilmente releio os postados.
Fico noites e madrugadas “plantada” em frente ao monitor tentando resolver o que não deu pra terminar durante as benditas oito horas de trabalho.
Já estou me acostumando a isso e a tendência pelos próximos meses é só aumentar...sem contar com o stress que indesejavelmente acontece.
Sei que tenho deixado meus amigos e esse blog ‘meio’ de lado, o trabalho tem me roubado os espaços que me ligam a eles. Preciso aperfeiçoar meu tempo, ou como dizem os economistas, preciso otimizá-lo. Maaaaasssssss, eu vou mudar, vou melhorar e simbora que é pra frente que se anda.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Amigos então???


Descrever o doido e doído sentimento que passei a sentir por você, têm me sufocado. Expressar claramente algo além de amizade é complicado.
Na verdade não sei até que ponto gosto de você..ou se digo que gosto apenas devido ao contato diário e que, muitas vezes, estende-se aos fins de semana. Temos muitas afinidades, somos chatos até com as mesmas coisas.
Sinto-me presa a um sentimento até então desconhecido. Um misto de querer bem e manter distância, vai entender?!
Como pode essa confusão toda caber dentro de mim? Como posso me sentir assim?
Sinceramente, não sei, só sei que faz tempo que não consigo gostar de verdade de alguém.
E confesso que ter que admitir que te gosto além do que deveria, não é fácil, muito menos simples. A maneira como encaramos os relacionamentos e as relações que temos com outras pessoas é completamente diferente.
Você é prático e nem um pouco sentimental, brinca com as pessoas com uma naturalidade ímpar. Eu já não consigo ser assim..não consigo me relacionar com alguém por mais de duas semanas sem sentir algo mais intenso..não consigo ficar por ficar.
Ou, não conseguia, porque de fato, nosso relacionamento tem sido assim. Ficamos por conveniência, por apego ou por proximidade. Sentimento mesmo, não existe. E da minha parte, nunca vai existir. Não confio em você, e isso já é o suficiente que não deixar crescer nada dentro de mim.
E o engraçado é que ninguém fala, ninguém termina o que não existe. Porque? Quanto a você não sei...mais eu te digo que não termino por medo de querer você outra vez ou outras vezes.
Afff...é tudo muito confuso, nunca estive numa situação dessas antes. Não sei como agir, só sei que não quero mais, cansei...de tudo!
Sinto falta das vezes em que sentávamos para conversar sobre namoro, “ficas”, pessoas que nos interessavam, sobre baladas, “armações”, enfim.
Parece que tudo isso se perdeu em meio a essa mistura de "amor" e amizade e eu não quero mais isso. Quero voltar a ser tua amiga, só!
E conte comigo pro que precisar.

sábado, 3 de janeiro de 2009

O tempo e a escrita

Hoje li um texto da poetisa Sylvia Plath e no contexto ela diz: "fazer diários é a única maneira de capturar a vida". Eu concordo em gênero, número e grau.
Para mim, escrever é uma forma de fotografar o tempo sob outro ângulo, de outra maneira. Através da escrita, eu consigo deixar registrados meus afetos, minhas dores, as mais doces lembranças e o gosto amargo das frustrações. Tudo tem seu valor. Tudo está ali, nada se perde, tudo se registra.
Quando páro para reler uns textos antigos, que são como esculturas do tempo, percebo que as experiências ali descritas, de certa forma, me fizeram melhor ou pior do que sou hoje. Mas, sem sombra de dúvida, me fizeram humana, com todos os defeitos e as qualidades que todas as pessoas têm.
Já cantava Maria Bethânia:
“Tempo, tempo, tempo, tempo...”,
nada melhor que ele pra cicatrizar nossas feridas e nos fazer amadurecer. Siiiiimmmm, amadurecer, um processo muitas vezes doloroso, porém necessário.
Embora, às vezes, tenho a impressão que a vida e/ou as coisas foram me levando. Levando em frente, levando embora, levando aos trancos, de qualquer jeito. Sem se importarem se eu queria realmente ir. Agora olho em volta e não tenho certeza se gostaria mesmo de estar aqui ou de fazer o que faço. É tudo muito confuso, abstrato.
Ahhhh pesquisei fotos de ampulhetas para representar a minha e acabei encontrando essa gigante que foi construída em Moscou....e...com certeza se morasse lá, sentaria em frente a ela com um notebook entre as pernas e ficaria por horas e horas, observando a paisagem, escrevendo e reescrevendo várias coisas, mudaria uma aqui, outra ali, e ia levando...