segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Caos americano

Bom pessoal, juro que queria escrever outra coisa, mas, definitivamente não dá pra não expor um breve comentário referente ao caos que se espalha em uma das maiores potências mundiais: United States of America.
Outro dia, eu estava assistindo a um documentário televisivo e eis que aparece um americano vendendo sua própria casa por um dólar, isso mesmo: UM dólar.
Muitos amigos desejaram ir correndo pra lá com o intuito de adquirir um imóvel a todo custo. Não vou negar que se pudesse também compraria, mas, confesso que fiquei muito assustada porque só assim tive a noção real da dimensão que essa crise se encontra.
Muitas empresas automobilísticas da Europa começaram a cortar os gastos, reduzindo principalmente o quadro de funcionários porque a folha de pagamento tem um peso muito grande no passivo de uma organização..trocando em miúdos..entende-se que a medida em que o número de funcionários é reduzido, corta-se também o gasto com os benefícios trabalhistas e as obrigações tributárias inerente a eles.
Obviamente, o Brasil também tem sofrido com tudo isso. Algumas indústrias do Pólo Industrial de Manaus já começaram os cortes por conta da redução nas importações e exportações do Estado.
Mais o que me deixou indignada foi ter ouvido o atual presidente dos EUA mencionar que está tudo sobre controle. TUDO SOBRE CONTROLE, como assim???
E os milhares de americanos que estão vivendo dentro de seus próprios carros e dormindo dentro de estacionamentos cedidos por outras pessoas por não terem como pagar a dívida de suas antigas moradias?
E as quedas bruscas que as bolsas de todo o país estão apresentando, oscilando do dia para a noite e pondo em risco a economia mundial? Isso significa “estar tudo sobre controle”..ah fala sério.
Eu, como Brasileira, poderia muito bem nem me importar com todo esse caos, ou como muitos que conheço, até dar risada da desgraça alheia, ainda mais quando se trata do povo americano.
Mais não consigo. Afinal de contas, o peso disso tudo recai sobre as pessoas que não tem nada a ver “com o pato”, mas que sofrem com o egoísmo de seu representante maior.
Agora a pergunta é: Onde isso tudo vai parar??? Será que podemos fazer alguma coisa para amenizar essa situação? Ou só nos resta esperar e torcer para que tudo se resolva o mais rápido possível?

Nenhum comentário: