segunda-feira, 27 de abril de 2009

Saudade

Saudade de tudo!!!
Saudade, essencial e orgânica, de horas passadas que eu podia viver e não vivi!...
Saudade de gente que não conheço, de amigos nascidos noutras terras, de almas órfas e irmãs, de minha gente dispersa que talvez ainha hoje espere por mim...
Saudade triste do passado, saudade gloriosa do futuro, saudade de todos os presentes vividos fora de mim!...
Pressa!...
Ânsia voraz de me fazer em muitos, fome angustiosa da fusão de tudo, sede da volta final da grande experiência:
uma só alma em um só corpo,
uma só alma-corpo, um só, um!...
Como quem fecha numa gota o Oceano, afogado no fundo de si mesmo...

(João Guimarães Rosa)


Vez ou outra volto a escrever sobre ela...essa danadinha que nos sufoca o peito sempre que lembramos de algo ou alguém.
Hoje me peguei pensando em tanta coisa, ao rever estudantes de colegiais aglomerados nas praças públicas a jogar conversa fora por horas e horas, lembrei da minha época, da época em que não tinha tanta responsabilidade, minha vida se resumia a estudar e estudar (levava uma vida sossegada, rs).
Mas, não é só isso não, percebi também que sinto saudades da minha infância (Oh que saudade tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais), das vezes em que tomar banho de chuva e chegar em casa com a roupa encharcada era pura diversão, de brincar de barra bandeira debaixo de um sol escaldante e nem sentir os pés queimarem por conta disso, de conversar na calçada de casa ao cair a noite com as amigas só para esperar aquele gatinho passar (rs)...
Sinto saudade da ingenuidade dessa época, uma época em que não ficávamos aprisionados em jogos de computador e nem sentíamos falta...saudade de pular de elástico, de correr na rua, de pular na cama ao receber uma boa notícia (hoje já me preocupo com a cama nova, rs), de assistir chiquititas, carrossel, smurfs, caverna do dragão...
Por falar nisso, lembrei de um post da amiga Fran em que ela citou os filmes: os goonies e enchente:quem salvará nossos filhos , também gostava deles, sorria e chorava muito ao assisti-los.
Saudade dos amigos dessa época que não vejo mais, de pensar que tudo seria pra sempre e estaríamos sempre juntos...(mas o pra sempre, sempre acaba).
Ai ai, saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa, mas, com certeza, não há no mundo alguém que nunca a tenha sentido, e devo admitir que poder sentí-la nos dá a certeza de havermos vivido experiências que serão eternizadas por nós!


♪ Tanta saudade – Ana Carolina & Seu Jorge.

Nenhum comentário: